Homeopatia

“A prática da homeopatia consiste em interações dinâmicas de campos energéticos. É necessário perceber a unidade que permeia a multiplicidade

de sintomas, muitas vezes confusos.”
Whitmont

Para a homeopatia, a doença (manifestada pelos sintomas) é uma tentativa da Energia Vital de manter a integridade da vida. 

 

A palavra Homeopatia, de origem grega, é formada pelos radicais homeos = semelhante, da mesma natureza, e pathos (ia) = sofrimento, doença. Foi utilizada pelo médico Samuel Hahnemann há mais ou menos 200 anos, ao desenvolver uma nova forma de curar.   

 

Princípios da homeopatia

 

A base da homeopatia está no principio Similia Similibus Curentur que significa semelhante cura semelhante: os sintomas são curados por meio de substâncias que,quando utilizadas numa pessoa sadia, produzem transtornos semelhantes aos que devem ser curados. Funciona assim: 

 

(1) O medicamento: uma substância qualquer – inicialmente se utilizou aquelas (minerais ou metais, plantas, veneno de animais, etc.) que sabidamente apresentavam efeitos em qualquer organismo – é ingerida por pessoas sadias, durante certo tempo. Essas pessoas apresentarão certos sintomas – próprios e específicos da substância que está sendo experimentada. Esse estudo científico é denominado experimentação patogenética. 

 

✓ A experimentação patogenética é FUNDAMENTAL para que se identifique, descreva e determine as propriedades curativas de cada substancia, e, portanto, os sintomas que cada medicamento é capaz de curar.

✓ Chama-se Matéria Médica ao conjunto de sintomas da experimentação patogenética. 

 

(2) O medicamento: até hoje novas substancias são estudadas e se tornam medicamentos homeopáticos. Para que se tornem medicamentos homeopáticos, as substancias são preparadas por um processo especial que envolve diluições e dinamizações sucessivas, capaz de ativar e potencializar o poder curativo da substancia. 

 

(3) O paciente: o homeopata colhe a história do doente e observa o conjunto de sintomas e sinais físicos, emocionais e mentais, escolhendo aqueles que representam uma imagem significativa e peculiar do modo de adoecer própria daquela pessoa. 

 

(4) A cura: com os sintomas próprios da pessoa e conhecendo a matéria médica, o médico homeopata escolherá o medicamento capaz de abarcar a totalidade dos sintomas, promovendo assim a máxima da homeopatia: a cura pelo semelhante. 

 

Então podemos dizer que a homeopatia possui QUATRO PRINCÍPIOS BÁSICOS:

✓ Semelhante cura semelhante

✓ Remédio único

✓ Doses mínimas

✓ Experimentação no homem sadio.

 

Modo de ação do medicamento homeopático

 

Parece misterioso o modo de atuação do medicamento homeopático, mas será facilmente compreendido se pensarmos que a vida só é possível graças à presença da energia vital. Onde há vida, há energia vital. Sua fonte primária é o Sol, que está em toda parte: no ar que respiramos, na água, nos alimentos e em todos os seres vivos. Essa energia é assimilada pelos minerais, microrganismos, vegetais, animais e também por nós. 

 

Na base de toda manifestação – ações, sensações, desejos, emoções, pensamentos, vontade e intuição – está nessa força inteligente que permeia tudo, organizando desde amatéria mais simples até os seres angelicais. A Energia Vital é a vibração que organiza toda matéria da forma como a conhecemos; é o campo vital que lhe dá estrutura, funcionalidade e sentido. O biólogo Rupert Sheldrake sugere a hipótese dos campos mórficos para explicar esse processo. 

O equilíbrio do campo vital se mantém quando a ordem implícita, que habita o coração do sistema, é mantida. São elas: (1) igual direito a pertencer, (2) ordem de precedência e (3) equilíbrio entre o dar e receber.

Aparece o sofrimento quando há perturbação da ordem. A desordem, que se iniciou nas regiões sutis, se expressa no mundo físico como sintomas mentais, emocionais, energéticos e físicos. 

Restaurar a saúde significa, portanto, restabelecer a harmonia do campo vital. Utilizando a Lei dos Semelhantes, um medicamento homeopático será capaz de interagir e anular o desequilíbrio energético e promover o retorno à saúde.

Consultas:
 

Instituto Ananda Terapias Integradas

Av. Nossa Senhora de Copacabana, nº 664, sala 706.

Galeria Menescal, portaria 4

Copacabana - CEP: 22050-002

Rio de Janeiro/RJ

Agendamentos:
 

T. 21 2257-2403

C. 21 97681-6633